+55 (51) 99651-9109
+55 (51) 3084-5001
projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre sala jantar integrada estar projeto interiores

Apartamento em Porto Alegre mescla estética clássica e contemporânea

Uma clássica tela do início do século passado sobre a lareira do estar principal combina perfeitamente com a rústica Cub Chair de couro. Esta é a perfeita tradução do projeto de interiores assinado por Eduardo Felin para apartamento de 270 metros quadrados no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Antiguidades de família mesclam-se ao contemporâneo, conferindo personalidade à decoração.

projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre sala estar projeto interiores arte

“Cada objeto tem um significado, seja o baú que acompanhou gerações passadas em viagens de trem ou os objetos garimpados em incursões pelo mundo. A ideia foi manter as paredes brancas para que sirva como base neutra a infinitas possibilidades”, explica Felin.

projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre hall entrada projeto interiores

Com paredes cinza-chumbo, o hall de entrada em cruz divide a residência em três segmentos distintos – social, íntimo e de serviço –, cada qual separado por portas de diferentes cores. Em contraste com a sobriedade dos tons brancos e gris, as aberturas em vibrantes laranja e azul ajudam a indicar o caminho que leva às diferentes áreas da casa.

projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre cozinha projeto interiores parilla

Sobre 62 metros quadrados de tabuão em pau-marfim, o living recebe intensa iluminação externa durante todo o dia através das amplas janelas com vista para o Guaíba. No ambiente próximo à lareira revestida de cimento alisado, dois confortáveis sofás – um de veludo azul e outro de sarja clara – e duas poltronas em linho bege compõem o estar principal. A fina tela da TV de 46 polegadas está escondida dentro de um imponente armário de estância transformado em cristaleira e pode manter-se oculta quando não está sendo usada.

projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre decoracao sala estar

No espaço do jantar, a estrela é a mesa assinada por Felin, na qual linhas em madeira laqueada de branco seguem um único fio condutor, formando um desenho que parece estar em constante movimento sob o tampo de vidro transparente. As 10 cadeiras que a acompanham são releituras das provençais em madeira e vime. Entre as duas áreas, há ainda um pequeno estar central delimitado pelo tapete pele de zebra. Quatro poltronas bege acinzentado circundam uma mesa em metal dourado com espelho.

projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre sala jantar mesa design contemporaneo

As obras de arte reforçam a estética versátil do ambiente. Quadros e esculturas assinadas por artistas de expressão no cenário gaúcho, como Vasco Prado e Zoravia Bettiol, dividem espaço com peças garimpadas em antiquários e artigos trazidos de viagem (colares Massai trazidos da África). O ponto alto são as majestosas garças naturais empalhadas pelo processo de taxidermia dispostas na vitrine localizada em um nicho deixado pelo antigo aparelho de ar-condicionado.

Área íntima

Assim como no espaço social, a área íntima foi concebida para possibilitar infinitas combinações. Diante das paredes alvas, todas as formas de decoração podem ser feitas, desfeitas e refeitas sempre que aprouver o dono da casa.

projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre quarto casal projeto interiores clean

A suíte principal de 65 metros quadrados é segmentada por uma cinza parede de pínus escovado e laqueado que separa o guarda-roupas e a penteadeira do resto do quarto. Na outra parte, sobre um tapete persa de família, o sofá aos pés da cama forma um pequeno estar diante da TV. O banheiro, igualmente alvo, tem parede de tijolos esmaltados fica aparente através das quatro portas de vidro que protegem a área da água que respinga da banheira e do chuveiro.

projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre corredor interiores banheiro movel antiquario espelho

Dos demais quartos originais, foram feitas as duas suítes das crianças (para uma menina de 4 anos e um menino de 2 anos). Móveis soltos, laqueados de branco, permitem que os objetos e peças de decoração ganhem destaque e dão a possibilidade de alterar o ambiente na medida em que as crianças crescem.

projetebem arquitetura apartamento moinhos de vento porto alegre quarto crianca projeto interiores